BLOG DA PASTORA ZENILDA


Pra. Zenilda Reggiani Cintra
As opiniões deste blog refletem a minha visão e não, necessariamente, a de outras pastoras da CBB.
Por favor, ao reproduzir textos deste blog indique o link: http://pastorazenilda.blogspot.com/. Obrigada.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

IMPRESSÕES PÓS - I ENCONTRO DE PASTORAS


FOI UMA FESTA!

Fui para o Encontro com a família e a Pra. Érica. Ela é pastora auxiliar da Base Crescer, (http://www.ibacnaweb.com/) da nossa igreja. Digo às pessoas que somos coerentes. Acreditamos que Deus chama mulheres e reconhecemos na vida da Érica o chamado de Deus e por isso a igreja a ordenou ao ministério. Ela é uma companheira fiel de ministério. Todos(as) somos liderados(as) pelo Pr. Fernando Cintra, meu marido e pastor titular. Tem ainda o Pr. José Cesário, pastor de tempo integral também, e ainda os pastores Osias e Ricardo, que atuam em alguns ministérios.Fazemos uma boa equipe. Na integral, dois pastores e duas pastoras. Na total, mais dois pastores.


Quando cheguei à Brasília, a primeira que encontrei foi Elisabete, vinda do Ceará. Abraçamo-nos, rimos, ficamos emocionadas. Ela me agradeceu porque achou que o Encontro trouxe dignidade para as pastoras. Ela é alegre, gentil, mas firme e convicta do respeito e acolhimento que nossa denominação deveria ter por suas pastoras. Depois encontrei a Marli, que veio de Santa Catarina, em plena recuperação de uma costela quebrada. Ninguém dizia...Foi de ônibus! Ela me procurava pela área de estandes pela cor do meu cabelo (imaginem!). Perguntou a várias mulheres se eram eu até acertar. Também foi uma festa. Ela dirige uma missão em São Francisco do Sul, que precisa de muita ajuda. Disseram a ela que Missões Nacionais não apoia ministérios liderados por pastoras. Quando encontrei o Pr. Davidson, de Missões Nacionais, perguntei a ele que disse não existir essa restrição. Incentivei a Marli para ver se consegue ajuda.


A Marli me apresentou a Pra. Maura, de Mato Grosso do Sul. Ela é secretária executiva da UFMBB do Estado. Foi ordenada em maio de 2006, estava em processo da OPBB do Estado, mas em janeiro de 2007 a OPBB nacional decidiu não aceitar o ingresso de pastoras e assim seu processo não foi aceito. Conclusão: passou por concílio, preparou documentação, tudo ok. Só não pode ter o ingresso na OPBB...No domingo, mais emoção. Logo que chego à Igreja da Asa Sul, vejo a Silvia, que chegou antes de mim porque nos perdemos naquela complicada organização do trânsito do Plano Piloto. Está de cabelos curtos. Diz ela que é para disfarçar a perda de cabelos durante esses dez anos de pastorado por causa do estresse. Compreendo. Já nos conhecíamos desde antes de sua ordenação, mas fazia muitos anos que não nos víamos. Fiquei emocionada em constatar sua persistência e sua doçura, disfarçada em meio as feridas desses anos todos.Já com as pastoras mencionadas presentes, enquanto estávamos repassando o programa do Encontro, chega aquela moça esbelta, morena, e se apresenta como Odja. Também fiquei emocionada. Ela é de Alagoas, estava no Mestrado em São Leopoldo, RS, pegou o avião de manhã, chegou para o Encontro e saiu antes do final para voltar para o seu curso. Achei demais seu esforço.A Terezinha veio do Paraná com seu esposo, que agora será ordenado também. Ela já é vovó, uma simpatia. Também é pastora há quase dez anos e titular da PIB de Antonina. Ano que vem quero ouvi-la. Ela é convidada no Paraná a pregar em muitos eventos de mulheres. Disse a ela que depois que sou pastora, sou raramente convidada, o que antes era muito comum. Ela disse que vai me levar para falar lá....


A Tânia veio do Piauí, titular da PIB de Tabuleta, em Teresina. Ela nos contou que se converteu, foi chamada, preparou-se e só quando foi ver a questão da ordenação é que percebeu como isso era complicado entre os batistas. Mesmo assim é pastora, trabalha na Convenção Meio Norte e é uma bênção. Quando ela orou na reunião que tivemos após o Encontro, no gabinete do pr. Paulo Lomba, meus olhos se encheram de lágrimas. Ela agradeceu a Deus porque não éramos "loucas", se referindo ao fato de que outras mulheres estavam ali, chamadas, ordenadas e também no ministério, como ela. Ela estava no culto à noite quando preguei na Asa Sul. Quero conhecê-la melhor. Também ficaram as pastoras Érica, Silvia e Marli. Fiquei muito grata a Deus por isso.A Queila e a Delma chegaram quando o Encontro tinha começado. Ambas são do DF. A Pra. Delma e seu esposo, Pr. Carlos Hertel, são da IB Renascer, no Gama. A Queila é titular da 1o. de Julho, em Taguatinga. A Pra. Queila foi ordenada e empossada no ministério por sua igreja. Contudo, a Convenção local a reconhece como presidente e não como pastora.


O ano que vem vamos ter o II Encontro de Pastoras, em Cuiabá, MT. Espero vê-las todas de novo, como também a Diana, da Paraíba, a Aristina e Márcia, do MT, a Liane, de Alagoas, e todas as demais, somando mais de 80 hoje.Qualquer dia vou escrever sobre heroínas da fé.

Um comentário:

  1. Como é gostoso ver minhas amadas colegas nesta foto; que saudades dessa festa.Foi um dia inesquecivel para todas nós.Estou ceta que em janeiro teremos novidades para a glória de Deus. Abraços a todas as pastoras. Com carinha Prª. Tânia Sobreira.

    ResponderExcluir