BLOG DA PASTORA ZENILDA


Pra. Zenilda Reggiani Cintra
As opiniões deste blog refletem a minha visão e não, necessariamente, a de outras pastoras da CBB.
Por favor, ao reproduzir textos deste blog indique o link: http://pastorazenilda.blogspot.com/. Obrigada.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

PASTORAS NA VENEZUELA

Pr. David Botelho
Missão Horizontes

A Pastora Carmen Martinez, da Igreja Batista de Mayorquin, na Venezuela, se converteu há 20 anos na cidade de Barcelona. Ela era atuante na Igreja Memorial onde dava estudos e fazia um discipulado voluntário. Certo dia, ela soube que sua irmã Petra iria visitar a sua sobrinha Hortência num povoado distante e com poucos recursos. Aproveitou a oportunidade para ir junto e conhecer o lugar. 

Nessa primeira vez ficou assustada e somente chegou até a divisa, mas numa segunda oportunidade, na outra semana, foi e entrou no bairro que estava se formando. Foi quando viu a sua sobrinha com outras jovens bebendo bebidas alcoólicas e sua irmã muito triste em ver toda a situação. Diante de tal fato, ela pensou em um trabalho para ajudar estas jovens e fazia isso uma vez por semana. O grupo foi crescendo, ela aprendeu a amar o povo  e resolveu mudar para o novo bairro onde começou um discipulado que foi crescendo gradualmente que se reunia em sua casa.

Um dia chegou um missionário norte americano, Vincent Wood, na cidade e foi na igreja-mãe querendo apoiar uma igreja que estivesse começado. O único trabalho que a igreja-mãe poderia apresentar era o que essa irmã estava fazendo. Ao visitar o lugar ele viu as pessoas reunidas na casa e visualizou uma igreja a ser estabelecida oficialmente. Ele ensinou os crentes a venderem itens, fez doações e com os recursos adquiriram um terreno onde construíram um templo. Ele deixou a então irmã Carmem encarregada como uma missionária local, pois não tinha ninguém ainda preparado para pastorear. Ela teve muita resistência, mas já estava realizando o ministério e então aceitou o desafio até que tivesse um pastor. O tempo foi passando e continuavam orando por um pastor para a novel igreja, mas nenhum aceitou o desafio deste lugar pioneiro e carente.

Neste ínterim ela foi se preparando e alcançou o bacharel em Teologia. Após dois anos de trabalho, em 2005, o missionário norte americano deixou o país e, em uma resenha histórica,  disse que esta igreja em 2008 iria ter igrejas filhas e isto foi até motivo de riso devido as condições da igreja, mas ele afirmou que esta igreja tinha uma visão missionária e este era o processo natural.
Em 2005 a igreja fez uma solicitação para a ordenação da Pra. Carmem, mas o presidente da associação, na época, não concordava com a ordenação do ministério feminino. Ele alegava que uma igreja com mulher na liderança a obra não cresceria, mas ao fazer uma visita ao local ficou impressionado com o crescimento e maturidade da igreja e foi quando resolveu chamar um concílio para ordenação da primeira pastora no estado.  Quanta humildade deste servo para aceitar um fato natural de uma chamada e aprovação de um ministério de Deus!

A realidade é que esta igreja fundou duas igrejas em 2009, uma em 2011 e outra em 2012, todas com templos construídos e agora uma outra igreja está sendo preparada para ser organizada e a sua filha, que também se formou no seminário, está à frente desta congregação. A igreja já ordenou três pastores e uma pastora. Portanto,  temos uma igreja viva e dinâmica na liderança de uma mulher venezuelana que somente a história, na eternidade, poderá reconhecer a labuta de uma guerreira do reino. O mais interessante foi que os membros aprenderam  e continuam a vender salgados e outros itens para adquirir os terrenos e para as construções dos templos. 

Hoje, a Pra. Carmem Martinez quer ver a igreja enviando missionários transculturais para a Janela 10-40. Louvemos a Deus pela determinação desta mulher que nos lembra o livro aos Hebreus, no capítulo 11, quando registra os heróis da fé, ao dizer que o mundo não era digno deles e delas também.


Nenhum comentário:

Postar um comentário